A Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal tornou público no dia 03 de agosto o resultado da seleção de Agentes Culturais que tenham prestado relevante contribuição ao desenvolvimento artístico ou cultural do Distrito Federal, e a artista maranhense Lília Diniz foi uma das personalidades premiadas na categoria “equidade de gênero na cultura”.
Foto: Alice Maria
Alfabetizada artisticamente pela literatura de cordel, há mais de 10 anos interpreta autores consagrados, como Patativa do Assaré, Cora Coralina e Louro Branco, além de canções de João do Vale, Maria da Inglaterra, Marinês entre outros. É formada em Artes Cênicas, pela Universidade de Brasília (UnB), Pós-graduada em Gestão Cultural, membro da Academia Imperatrizense de Letras (MA) e da Academia de Letras do Brasil/Brasília. Possui seis livros publicados: “Babaçu, Cedro e Outras Poéticas em Tramas”, “Miolo de Pote da Cacimba de Beber”, “Sertanejares”, “Ao que Vai Chegar”, “Mula sem Cabeça” e “Mundo de Mundim”.
O trabalho de Lília Diniz, articulado nas diversas formas de linguagem, propõe, além da equidade de gênero, a integração entre culturas de tradição oral e a literatura, buscando observar a pluralidade e a diversidade de culturas, contribuindo para a perspectiva da circularidade cultural, propondo um diálogo entre a erudição e o popular e entre o tradicional e o moderno nas manifestações culturais a que se propõem, além dos benefícios que passam pelo campo da subjetividade do que um produto artístico, cultural ou intervenção social aponta de possibilidades e da materialidade de cunho econômico, educativo e sociocultural.
Em depoimento no Facebook a atriz agradeceu emocionada: “[…] Fui tomada por uma euforia que extravasou meus poros e aquela vontade agigantada de partilhar a notícia com meus amigos, que aliás, meu trabalho só é possível porque tenho outras mãos tecendo comigo essa história, outras cabeças pensantes, outros corações cúmplices(…)”.
O Prêmio FAC Cultura e Cidadania vai premiar agentes culturais em oito categorias: Culturas Populares Tradicionais, Hip Hop, Culturas Afro-brasileiras, Equidade de Gêneros na Cultura, Culturas Ciganas, Culturas Indígenas, Arte Inclusiva e Cultura LGBTI. A Solenidade de entrega dos Prêmios acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de agosto, no Teatro Galpão, Espaço Cultural Renato Russo, 508 Sul – Brasilia –DF.
Ter Lília Diniz como cliente e parceira da Candiá é saber que podemos inspirar e contribuir para que outras mulheres possam investir em seus trabalhos artísticos e no fortalecimento da economia criativa, estimulando o empoderamento e a ocupação, de forma qualificada no mercado de trabalho da Arte, de forma mais igualitária e justa para mulheres e homens.
Vem com a gente “em_candiá” o mundo com sua Arte!