“Essa atividade formativa visa expandir a ideia de que as pessoas podem escolher contar suas próprias histórias”
A produtora independente, Cinese Audiovisual, recebe inscrições para a formação híbrida de jovens entre 16 e 25 anos. São 100 vagas gratuitas, para o curso básico de audiovisual e o treinamento de filmagem feito com o celular. O curso partirá da análise fílmica de “Bwayne, o Filme”, dirigido por Leonardo Monteiro.ㅤㅤ
As inscrições podem ser feitas no site (https://cineseaudiovisual.com.br/audiovisual-basico/) até às 18h, do dia 13 de abril. No ato da inscrição, deve-se escolher o formato de participação da oficina. As opções são presencialmente, na Praça Santo Antônio (distrito de Olhos D’ Água-GO) ou remota, por meio do canal da produtora, no YouTube (https://www.youtube.com/CineseAudiovisual).
A programação completa da oficina vai estar disponível no YouTube, do dia 15 ao dia 30 de abril. No encerramento da capacitação terá a “Mostra de Resultados”, com os vídeos de participantes. Esse é um projeto contemplado pela Aldir Blanc da SECULT-GO – Secretaria de Cultura do Estado de Goiás.
Capacitação
Direção Audiovisual, Roteiro, Fotografia e Iluminação, Captação de Som, Comunicação na Web, Direção de Arte e Edição de Vídeo são alguns temas que serão abordados na oficina básica de audiovisual. A capacitação voltada para jovens de 16 a 25 anos terá o total de 15 horas – divididas em cinco ações. São elas: exibição, debate, curso, treinamento e mostra de resultados – voltadas para a teoria e a prática cinematográfica.
“Essa atividade formativa visa expandir a ideia de que as pessoas podem escolher contar suas próprias histórias. Essa escolha nos transformou socialmente, culturalmente e financeiramente – o ato de filmar é revolucionário”, afirma o diretor do filme Bwayne, o Filme, Leonardo Monteiro.
O objetivo é oferecer base teórica para a prática técnica de filmagem, por meio de equipamentos e aplicativos digitais no celular para a distribuição na internet. Ou seja, oferecer formação, ferramentas e soluções a adolescentes em geral, que desejam produzir conteúdo audiovisual.
Esse projeto é um desdobramento da pesquisa de graduação sobre a Produção Audiovisual de Bwayne, o Filme, por Alice Lira, sócio-fundadora da Cinese junto com Leonardo Monteiro.
Bwayne, o Filme
Bwayne, o Filme fala de amor, de família, de sonhos e de realidade. É, antes de tudo, uma obra sobre identidade, tanto do protagonista, quanto de quem esteve atrás das câmeras.
“Conseguimos imprimir nessa realização a estética e as histórias, que queríamos contar. Utilizamos todas as nossas referências cinematográficas e, principalmente, de vida. Nesse sentido, apresentar um projeto com análise fílmica a partir da experiência dessa obra, é afirmar e mostrar para quem for participar do projeto, que é possível contar suas próprias histórias”, enfatiza Leonardo Monteiro.
O filme narra, através da linguagem documental, a vida do Jovem Victor, um adolescente no início de sua carreira artística que divide o tempo entre suas criações e suas responsabilidades com a casa e trabalho formal, a transição para a vida adulta. Conduz o público ao universo artístico do garoto, revelando também seus sonhos, dramas e o vasto universo de realidades possíveis para o seguimento de sua carreira.
ㅤㅤㅤ
SERVIÇO:
Assunto: “Oficina de Audiovisual Básico e Análise Fílmica – Bwayne, o Filme”
Inscrições Abertas: https://cineseaudiovisual.com.br/audiovisual-basico/
Quando: até às 18h do dia 13 de abril
Dúvidas: cineseaudiovisual@gmail.com
É de graça!