Ícone do site Marketing para eventos, festivais e terceiro setor

Lançamento da revista ‘BrinCriando’ acontece hoje no 15° Salimp

lancamento jo Agência de comunicação integrada

Te convidamos para o lançamento, que acontece neste sábado, dia 04 de novembro, no espaço Café Literário do 15º Salimp. Na ocasião, teremos um bate papo com a idealizadora da revista, Jô Santos, e para comemorar a materialização desse sonho, apresentações com Teatro de Dedoches, música, sorteio de alguns exemplares  e venda da revista, que pode ser adquirida por apenas R$ 30,00.

Para apresentar a proposta pedagógica da revista, Jô Santos convidou os alunos do Ensino Fundamental da Escola Renato Cortez Moreira para participarem e interpretarem junto com ela um dos textos teatrais disponíveis no conteúdo da revista.  O lançamento também será um momento de celebração do aniversário de 7 anos da Cia Teatral Cata e Conta Histórias, de homenagear e agradecer todos aqueles que acreditaram no projeto e que colaboraram para realização deste sonho.

Utilizando recursos diversificados para estimular a Contação de Histórias, seja no ambiente escolar ou de pais e mães para filhos e filhas, a educadora criou a revista no intuito de estimular a formação de leitores de maneira divertida, associando a leitura com o texto teatral e a utilização dos dedoches (teatro de bonecos que se manipula com os dedos), para recontar vários gêneros de histórias, clássicos infantis, fábulas, contos populares e regionais.

Articulando escrita e oralidade a Revista BrinCriando é um dos frutos do trabalho que vem sendo desenvolvido em Imperatriz e região pela Atriz, Educadora, Recreadora e Contadora de Histórias, Jô Santos, ao longo de 20 anos para crianças, educadores e o público em geral. A revista vem acompanhada de um Kit de Dedoches, confeccionados em feltro e feitos a mão, pela autora Jô Santos.  

Conhecida na cidade de Imperatriz por animar festas infantis e contar histórias, Jô Santos agora se aventura pelo mundo da literatura como escritora. A proposta inicial do projeto foi idealizada em 2012, após conversas de incentivo com o historiador Adalberto Franklin, que desde o inicio acreditou na realização da ideia. Durante estes 4 anos, Jô foi tecendo seu sonho com muitos amigos, que também acreditaram e tornaram realidade o sonho da educadora. “O grande incentivador foi o Adalberto,  meus filhos Lívia e Lucas, que são minhas grandes inspirações, e as crianças, meus anjos, que acreditam na arte de contar história. Procurei a Lília Diniz, ela indicou sua filha Valéria Amorim, que foi a pessoa que diagramou e coordenou o material impresso por meio da Candiá Produções. […] A revista será levada para as escolas, festas infantis e demais eventos, como forma de divulgar meu trabalho.” afirma Jô Santos.

SOBRE A AUTORA

Joanires Maria dos Santos Sousa é professora, atriz, contadora de histórias, educadora física, artesã e participante ativa dos movimentos artísticos-culturais em Imperatriz (MA) desde 1983. Atuou em Caxias (MA), fez Cursos e Oficinas de Teatro. A partir do Espetáculo Infanto Juvenil “Meteoro! Aqui Vou eu”, que interpretava o Palhaço Peteleco, iniciou-se a descoberta na animação, recreação e na arte de contar histórias. Desenvolveu suas atividades no Grupo Teatral Oásis, tornando se conhecida como tia “Jô Peteleco”, personagem típico da cidade. Criou a Cia Teatral Cata e Conta Historias com o objetivo de pesquisar o desenvolvimento e o prazer do ator-contador no ato de contar e ouvir histórias.

É graduada em Letras pela UEMASUL, Licenciada em Educação Física pela Unisulma, Especialista em Perspectivas Críticas da Literatura Contemporânea pela UEMASUL, Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade FACIBRA e Técnica Brinquedista. Realiza apresentações e oficinas em escolas, praças, shoppings, espaços culturais e festas particulares.


EXPEDIENTE:
Textos: Joanires Maria dos Santos Sousa (Jô Santos)
Revisão:Graça Silva e Benedito Salazar
Colaboração:Rafael Silva
Fotografias: Daniel Sena e Samuel Silva
Nome da Revista: José Geraldo
Coordenação Editorial, Identidade visual e Diagramação:
Valéria Amorim (Candiá Produções)
Produção:Casa das Artes & Candiá Produções

Ilustrações: Tonneves Silva e Bancos de imagens.
(Imagens usadas sob licença dos sites freepik.com e shutterstock.com)

Impressão: Candiá Produções
(www.candiaproducoes.com)

Tiragem: 2000 Exemplares

Sair da versão mobile