Pela aprovação da Lei dos Mestres

A contribuição do Festival de Cultura Popular de Imperatriz vai para além de reverenciar o reconhecimento dos mestres e mestras que, no silêncio cotidiano, vão construindo, cosendo, forjando e dando cores às identidades diversas de nossa região.

Momentos como esses contribuem para a elevação da auto-estima desses mestres, e no intuito de garantir a salvaguardar a difusão e a transmissão do conhecimento acumulado por guardiões da memória da cidade, mestres de artes e ofícios, que, muitas vezes, não se reconhecem e não são reconhecidos, nem respeitados por sua capacidade criadora e propositiva para uma sociedade de paz com respeito às diversidades. Em 2016, a Sociedade Civil organizada, por meio da Associação Cultural Casa da Artes levou à Câmara de Vereadores de Imperatriz, a proposta do Projeto de Lei “Tesouros Humanos Vivos” que visa proteger o conhecimento, disseminar saberes e amparar financeiramente homens e mulheres, reconhecidos como mestres e mestras da cidade de Imperatriz que desenvolvem atividades culturais por mais de 20 anos comprovadamente.

4d0e493a08384d83a9622e6bbe106b7c Agência de comunicação integrada

O PL colocou Imperatriz na rota das grandes discussões nacionais pela preservação, divulgação e valorização dos conhecimentos tradicionais que alimentam a cultura brasileira em vários segmentos artísticos. E apesar de ter sido amplamente discutido com a comunidade acadêmica, entidades e a comunidade artística da cidade que discute a política cultural, o Conselho de Cultura e a Câmara de Vereadores de Imperatriz, no intuito de aprofundar o assunto e fortalecer as manifestações culturais difundidas pelos mestres e mestras, o projeto não teve andamento.

Diante da situação de emergência pública em função da pandemia do novo coronavírus, a Casa das Artes acredita que a aprovação da lei e a salvaguarda dos mestres e mestras se tornaram ainda mais urgentes, uma vez que muitos deles fazem parte de grupos de risco.

Proteger, preservar e difundir os saberes dos Mestres e Mestras é cuidar da nossa história.

A festa tá bonita! Seguimos na luta.

Publicado: 15 jan, 2021

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

conheça a autora

Valéria Amorim

Especializada em comunicação, marketing e eventos, atuante no mercado desde 2008. Transita entre projetos de fomento à cultura, comunicação popular, meio ambiente, direitos humanos e empreendedorismo. Em 2016 fundou a Candiá Produções, uma agência 360º que atua de forma integrada no desenvolvimento de estratégias personalizadas, gerando soluções assertivas e experiências memoráveis para marcas, empresas e organizações. Em 2021 tornou-se Embaixadora Women Techmakers (WTM BR) – programa global do Google para promover a inclusão das mulheres na área da tecnologia, e em 2022 foi certificada como Associada de Marketing Digital Meta – certificação que concede credenciais e reconhece as qualificações e competências dos profissionais de marketing em criar, publicar e monitorar campanhas nos produtos da Meta: Facebook, Messenger for Business e Instagram.

Você também pode gostar:

Aprenda como tornar o audiovisual mais inclusivo

Aprenda como tornar o audiovisual mais inclusivo

Especialistas e professores da UNB participam de uma série de oficinas produzidas pela Cinese Audiovisual e Candiá Produções inspiradas no guia de acessibilidade do MinC. para capacitar profissionais de base

Casa das Artes promove Festival de Cultura Popular em Imperatriz

Casa das Artes promove Festival de Cultura Popular em Imperatriz

Dos dias 19 a 24 de janeiro ocorre o IV Festival da Cultura Popular de Imperatriz, produzido pela Associação Cultural Casa das Artes. Nesta edição, a homenagem vai para a mestra Paizinha, uma paneleira que trabalha há trinta anos ocupando e resistindo nas 4bocas,...

Semana Cora Coralina – Poesia, prosa e memórias

Semana Cora Coralina – Poesia, prosa e memórias

Idealizada pela atriz e escritora maranhense Lília Diniz, autora do premiado espetáculo "Cora Dentro de Mim - Plantando Roseiras & Fazendo Doces". Há 20 anos acontecia o encontro no palco entre duas escritoras. Uma do Maranhão e a outra do Goiás. Uma, que aos 28...

Precisando melhorar sua estratégia de comunicação e marketing?

...

Fale conosco 

contato@candiaproducoes.com.br
+55 61 9 8242-4262
Brasília, DF

Horário de atendimento

Seg. à Sex.: Das 9h às 18h