Dia 02 de maio de 2018, Teto Ocampo lança no Brasil o segundo álbum de Mucho Indio “ATI” (mãe, na língua arhuaca), o show de lançamento acontece no Clube do Choro de Brasília, às 21h. Ele apresentará músicas indígenas e tradicionais da Colômbia e composições autorais, interpretando músicas do povo Arhuaco, com o violão, a flauta e um dispositivo eletrônico, e terá o acompanhamento de Rodrigo Salgado, no contrabaixo, Leandro Barcelos, na flauta transversal, e Leander Motta, na bateria e percussão.
O Músico, compositor e produtor musical colombiano Ernesto “Teto” Ocampo é formado pelo Musicians Institute of Technology, em Los Angeles, Califórnia. Diretor do grupo Mucho Indio, dentre as composições do primeiro disco publicado pela Polen Records em 2012, com músicas compostas por melodias arhuacas, nasas, kankuamas, huitotas e wayúu, uma delas, “Bunayama”, faz parte da trilha sonora do filme “El Abrazo de la Serpiente”, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2016.
O violonista é um dos artistas que influenciaram as pesquisas da nova música colombiana nos últimos 20 anos, seu novo álbum, sintetiza a última década de sua obra e vida, um registro de suas próprias notas a partir da linguagem da música indígena. Como instrumentista e produtor musical, durante 27 anos apoiou muitos grupos colombianos reconhecidos por todo o país. Atuou como compositor e produtor musical para diversas séries de televisão colombiana e obras de teatro, foi apresentador da série Etno-musical para o programa de televisão Expedición Sonora do canal Señal Colombia, transmitida também no México e na Argentina, de 2004 a 2005.
Mucho Indio surgiu do encontro de Teto Ocampo, com músicos sábios indígenas do povo Nasa e Arhuaco, e do conhecimento desse encontro, que une música, trabalho espiritual e práticas ancestrais indígenas, desenvolve melodias ancestrais com técnicas musicais ocidentais, ligando o propósito ancestral destas melodias com a vida cotidiana moderna, difundindo a palavra e sabedoria dos povos indígenas da Colômbia, recuperando a música como território sagrado e ajudando a preservar suas culturas. O grupo tem se apresentado nos mais importantes espaços culturais de Bogotá com um trabalho comunitário focado na educação, na pesquisa e na política para a inclusão do pensamento ancestral no sistema de vida e pensamento ocidental.
Como parte do trabalho que vem desenvolvendo de composição e produção musical, busca mostrar o encontro entre diferentes culturas, unindo a música ancestral e a música moderna, tocando instrumentos indígenas e tradicionais e instrumentos modernos, junto à liberdade do jazz e a improvisação, onde se experimenta e se cria desde então uma música e arte nascidas de uma nova mestiçagem cultural.
No dia estará à venda os discos de Mucho Indio junto ao seu livro de partituras para violão.
SOBRE OS MÚSICOS
Rodrigo Salgado
Contrabaixista, compositor, arranjador, é professor efetivo do curso de Música Popular da Escola de Música de Brasília. Mestre em Jazz Studies pela University of Utah, EUA e graduado em Composição pela Universidade de Brasília, gravou e tocou ao lado de grandes músicos de renome como Leandro Braga, Kris Johnson, David Halliday, Stephen King, Áurea Martins, Simone Guimarães, Brian Keegan, entre outros. Ao longo de sua carreira se apresentou em renomados festivais e casas de shows nacionais e internacionais como: Sydney Opera House (Austrália), Shanghai Art Festival (China), Luminous Festival (Austrália), Nanning Folk Festival (China), Brisbane Festival (Austrália), Libby Gardner Concert Hall (EUA), Dumke Recital Hall (EUA). Durante a temporada de dois anos nos Estados Unidos, de 2014 a 2016, também teve a oportunidade de estudar com grandes nomes do jazz como Johannes Weidenmueller, Denson Angulo, David Wong, Kris Johnson, Phil Kuehn e Geoffrey Muller.
Leandro Barcelos
Com uma trajetória profissional de mais de 20 anos, é bacharel em Flauta Transversal pela Universidade de Brasília, licenciado em Música pela Universidade Vale do Rio Verde (MG), e autodidata em saxofone. Atualmente, é membro do corpo docente da Escola de Música de Brasília, onde ministra aulas de Música de Câmara e Saxofone e, desde 2013, compõe o Grupo Aroeira, quarteto regional de Brasília que interpreta chorinhos, sambas, bossas, MPB, jazz, entre outros ritmos brasileiros e internacionais. É sócio-fundador da Jukebox-Produções Musicais, empresa que atua no mercado cultural/musical de Brasília, fornecendo música de qualidade para shows, festas, casamentos e eventos corporativos. Apresentou-se em diversas casas de espetáculo como Clube do Choro de Brasília, Feitiço Mineiro, Salas Plínio Marcos e Cássia Eller (FUNARTE), Salas Villa-Lobos e Martins Pena (no Teatro Nacional de Brasília), Espaço Cultural Mosaico, Teatro Eva Herz (Livraria Cultura), Teatro dos Bancários e Museu Nacional Honestino Guimarães.
Leander Motta
Baterista, percussionista, compositor, produtor musical, começou sua carreira em Brasília, orientado por sua mãe (Therezinha do Pandeiro) atuando junto à Banda de Professores do I e II Festival da Canção Infantil de Brasília (1974 e 1975). Estudou na Escola de Música de Brasília entre 1980 e 1988, e, de ouvinte, cursou as principais matérias do curso de Licenciatura em Música na Universidade de Brasília, de 1983 a 1985. Como baterista, apresentou-se ao lado de importantes músicos da MPB como Gilberto Gil, Itamar Assunção, Ney Matogrosso, Alcione, Paulo César Pinheiro, João Donato, Rosa Passos, Leny de Andrade, Beth Carvalho, Hermeto Pascoal, Sivuca, Naná Vasconcellos, entre outros. Atuou no Projeto Cabeças (1981), Festival de Jazz da Casa Thomas Jefferson (1982) e no Movimento Rock Brasília, com Renato Russo (1980 a 1988). Apresentou-se no Free Jazz Festival (2001), considerado pela crítica do festival como a melhor atração nacional, com o conjunto Dois de Ouro, de Hamilton de Holanda e Fernando César, e excursionou com o grupo pela Europa, África e Brasil (1999 a 2002). Representou o Brasil em diversos Eventos Oficiais do Cerimonial Da Presidência da República do Brasil (2004 a 2011). Atuou na Casa de Show Rio Scennarium na Lapa, Rio de Janeiro, de 2003 a 2010. Foi professor de Bateria e Percussão Popular no curso de Intercâmbio Educacional Internacional entre a Universidade de Brasília e as Universidades Americanas do Kentucky e de Louisville (2010, 2012 e 2013). Lançou seu primeiro CD com o apoio do FAC-DF entre 2011 e 2012, e atualmente produz e dirige seu DVD solo, “No Reino Dos Tambores” (2014).
Repertório
Gwia Jina
Chivo Padrote
Gallina Risa
Cóndor
Gunmaku
Winsi
Zamayuna
Iku Nusi
Show Teto Ocampo Mucho Indio Quarteto
Show de lançamento do disco de Mucho Indio, “Ati” (mãe, na língua arhuaca)
Local: Clube do Choro de Brasília
Dia: Quarta-feira, 02 de maio de 2018
Horário: 21:00hs
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Telefone da Bilheteria: (61)3224-0599
Funcionamento da Bilheteria: 2a a 6a feira, das 10 às 18hs, e sábados, das 19 às 22hs. Em dias de show, até às 22hs.
Mais informações e inscrições: www.musicaeculturabrasileira.com.br.
Produção: Música e Cultura Brasileira
Catarina Bastos Daniel (61) 982534312
Assessoria de comunicação Candiá Produções
Valéria Amorim 61 98242 4262
0 comentários