A importância da Comunicação Visual

Quando se fala de competitividade do mercado e de como atrair clientes para a sua empresa, a comunicação visual se torna uma das melhores armas para você, empreendedor, conquistar seu espaço, independente do tamanho da empresa ou setor que atua. A comunicação visual engloba todo o conjunto de recursos visuais que são associados com a sua empresa, como logotipos, cores, imagens, fotografias, slogans e assim por diante. Todas essas ferramentas devem ser utilizadas em harmonia para a construção de uma identidade que torne a sua empresa única dentre as demais.

A lista de itens publicitários que representa o que sua marca é e o que ela tem a oferecer é extensa, já que corresponde a tudo aquilo que é visto pelo potencial cliente. Isso vai desde itens físicos, como cartões de visita, cartazes, painéis e embalagens, até para os virtuais, como infográficos, e-mails, sites, redes sociais, etc. Percebeu como tudo que é visível pode ser uma ferramenta para construir a sua imagem? Por isso que o branding, o gerenciamento da sua marca como um todo, é importante para que todos esses recursos estejam em equilíbrio e representem bem a sua empresa.

ID CANDIA PROD Agência de comunicação integrada

Benefícios da comunicação visual

O custo de construir sua comunicação visual pode não parecer atrativo, especialmente para empresas iniciantes, mas o benefício a longo prazo compensa a qualquer um. A começar pela conquista do seu espaço dentre a concorrência: uma empresa com identidade passa imagem de seriedade no setor, enquanto uma que não possui passa ideia de descuido. Consequentemente isso afeta a credibilidade dela. Se uma empresa não cuida de sua própria imagem, dificilmente ela passará confiança para os potenciais clientes.

Toda imagem passa uma mensagem. Os valores, ideais, e tudo que representa a empresa pode ser transmitido através de seu design. Por isso o cuidado para criar imagens que agradem ao olhar e ainda passem as ideias certas sobre a empresa. O cliente poderá conhecer a marca na primeira vista, se aproximar dela através da identificação e, assim, se sentir mais inclinado a consumir o seu produto.

Por fim, o visual é memorável. Além de conquistar clientes, eles também se lembrarão mais facilmente da marca através de sua imagem, perpetuando a empresa e ajudando a fidelizar clientes. Todas as grandes marcas de hoje tiveram sua imagem como aliada durante seu crescimento. Muitas delas, apenas ao vermos parte das logos e cores, por exemplo, conseguimos associar a seus nomes imediatamente. Essa é a força da comunicação visual.

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Criando a identidade

O poder que a comunicação visual cria pode ir por água abaixo se mal feito. O cuidado nessa etapa garante que a marca não seja mal interpretada e sim seja partidária no crescimento da empresa e na sua perpetuação. Para isso, não basta fazer por conta própria ou tentar economizar nessa etapa. O investimento e a boa escolha do profissional são essenciais para o sucesso da imagem.

Todo esse processo deve ser elaborado em harmonia, da gráfica ao web design, da assessoria de comunicação às redes sociais. Tudo deve estar em concordância para que a transmissão da mensagem ocorra corretamente.  A Candiá Produções é uma empresa que atua de forma integrada para planejar a sua identidade visual de maneira completa com qualidade e resultado.

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Publicado: 23 mar, 2020

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conheça a autora

Valéria Amorim

Especializada em comunicação, marketing e eventos, atuante no mercado desde 2008. Transita entre projetos de fomento à cultura, comunicação popular, meio ambiente, direitos humanos e empreendedorismo. Em 2016 fundou a Candiá Produções, uma agência 360º que atua de forma integrada no desenvolvimento de estratégias personalizadas, gerando soluções assertivas e experiências memoráveis para marcas, empresas e organizações. Em 2021 tornou-se Embaixadora Women Techmakers (WTM BR) – programa global do Google para promover a inclusão das mulheres na área da tecnologia, e em 2022 foi certificada como Associada de Marketing Digital Meta – certificação que concede credenciais e reconhece as qualificações e competências dos profissionais de marketing em criar, publicar e monitorar campanhas nos produtos da Meta: Facebook, Messenger for Business e Instagram.

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