Não dá para negar que a divulgação na internet é essencial para as empresas nos dias de hoje. Porém, isso não significa que a publicidade em forma de papel deve ser esquecida. Ao contrário do que dizem as teorias de que o papel estaria morto com o crescimento da internet, mídias impressas ainda são relevantes e possuem grande valor entre as pessoas, sendo fundamental no mundo corporativo para garantir uma comunicação completa.
As vantagens do material impresso
Enquanto uma imagem pode usar a facilidade da internet de simplesmente transmitir a mensagem sem custo de impressão, ela pode facilmente também se perder no bombardeamento de imagens na realidade virtual, com suas constantes propagandas, imagens de animais, selfies, tirinhas e por aí vai. O alcance e a velocidade de propagação que o virtual tem, enfrenta a dificuldade que esse conteúdo terá de capturar a atenção das pessoas.
Do outro lado, os materiais impressos se mantêm firme como origem de informações de confiança. As pessoas ainda valorizam o físico por dar uma sensação maior de proximidade. A divulgação usando esse tipo de recurso pode alcançar menos pessoas, mas é uma abordagem mais eficiente e com maior poder de persuasão dentro do seu público-alvo.
Materiais para empresas
Produtos físicos de divulgação fazem parte do extenso mundo do branding de uma empresa ou evento. Elas ajudam a determinar a identidade visual dela e a divulgá-la para o mundo. É nos detalhes que as empresas conseguem se destacar no mercado. Pensar no design mesmo de artifícios físicos pequenos, como cartões de visita, envelopes e papéis timbrados com o logotipo e a identidade visual da marca aumenta a credibilidade como uma empresa séria, além de ser uma forma mais eficiente de espalhar sua marca através de potenciais clientes e colaboradores, ajudando a empresa a fixar sua presença no mercado.
Mesmo dentro da instituição, durante a comunicação interna, o material físico pode complementar – ou até substituir – a divulgação virtual. Em reuniões de negócios, palestras e apresentações internas nem sempre só os gráficos exibidos em uma tela são suficientes para convencer sua audiência. A distribuição de panfletos ou revistas com o resumo das informações mais importantes ou banners com os pontos chaves ambientam a apresentação e tornam a explicação mais fácil de ser absorvida. Um evento corporativo memorável aumenta a sua chance de sucesso, e nada como artifícios físicos que estimulam sensações de visão e tato para que isso aconteça.
A utilização de produtos físicos também é vantajosa para a produção de eventos. Enquanto outdoors e cartazes contam com informações simples como data e local, folders e flyers indicam mais sobre cronogramas e atrações, criando interesse para o consumidor buscar mais informações e se convencer a frequentar evento em questão. Principalmente por serem empreendimentos com data e local específicos, fica mais fácil atingir a divulgação certeira no público-alvo ao ir atrás dele fisicamente com uma comunicação física bem elaborada.
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