Cinema é Ralação abre inscrições para oficinas técnicas e gratuitas com foco na profissionalização de realizadores periféricos. 50% das vagas será destinada a mulheres, pessoas negras, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência auditiva.
Contar histórias por meio do Cinema requer criatividade, mas também estudo e muito trabalho. Visando acessibilizar conhecimentos técnicos e ampliar a diversidade de produtores audiovisuais, o projeto Cinema é Ralação vai realizar quatro oficinas gratuitas no Distrito Federal. As aulas serão ministradas entre os dias 7 e 30 de março, abordando funções primordiais da área: Maquinária e Elétrica, Som Direto, Operação de Som e Operação e Assistência de Câmera. As inscrições ficam abertas até o dia 03 de março, por meio do site www.cineseaudiovisual.com.br.
Em formato híbrido (presencial e online), o curso Cinema é Ralação vai oferecer aos participantes uma introdução prática às principais operações e equipamentos técnicos do setor. Será ministrado por renomados profissionais do Cinema, oriundos do DF, de Goiás e de Cuba. Cada oficina terá a carga horária de 15h e vai disponibilizar 20 vagas presenciais e mais 20 vagas online, transmitidas ao vivo e com acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva. Após a finalização do curso, as aulas ficarão disponíveis online para o público em geral, durante seis meses, com interpretação em Libras e legendas closed caption.
O curso presencial será sediado em quatro diferentes RAs do DF, a fim de ampliar o alcance de participantes, e também contará com interpretação em Libras. A Oficina de Maquinária e Elétrica acontecerá no Estúdio da AICON, no SIA; a de Som Direto no Jovem de Expressão, em Ceilândia; a de Operação de Som no IFB Recanto das Emas e a de Operação e Assistência de Câmera no Espaço Cultural Renato Russo, na Asa Sul. Além de manusear e operar os equipamentos técnicos durante as aulas, os participantes presenciais receberão uma muda de planta do Cerrado e um copo reutilizável.
Os critérios de seleção para o curso seguem sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS-ONU) estipulados pela Organização das Nações Unidas, considerando: a erradicação da pobreza, a educação de qualidade, a igualdade de gênero, a redução da desigualdade, o trabalho decente e o crescimento econômico, vida terrestre, consumo e produção responsáveis. Para tanto, as vagas disponíveis terão reservas de 50% para moradores de regiões periféricas, mulheres, pessoas negras, pessoas LGBTQIA+ e pessoas com deficiência auditiva. Os selecionados poderão participar de duas oficinas ou mais, mas somente uma poderá ser presencial.
Ao final das aulas, haverá a seleção de 10 participantes para um acompanhamento direto sobre suas conquistas profissionais e educacionais na área, durante dois meses. Esses 10 participantes irão compor um minidocumentário sobre as ações realizadas e as experiências vivenciadas por todos os agentes envolvidos: alunos, equipe técnica e educativa.
Diversidade desde a base
Cinema é Ralação é uma iniciativa da Cinese Audiovisual, produtora independente fundada em 2014, a partir do trabalho de Alice Lira e Leomon, dois jovens cineastas criados nas periferias do DF. Dessa forma, o projeto surge como um desdobramento das vivências profissionais da produtora, que tem como pilares de atuação a diversidade e a equidade racial e de gênero, desde a formação de sua equipe de trabalho até a democratização da produção audiovisual e de conhecimentos técnicos.
Segundo Leomon, um dos coordenadores artísticos do projeto, o curso traz facilitadores ativos, premiados e de grande relevância na área do Cinema para profissionalizar, prioritariamente, públicos estruturalmente excluídos: “Queremos ensinar as funções técnicas para um público diverso que não teria esse acesso de maneira fácil. São cursos difíceis de encontrar no DF e que geralmente necessitam de grandes investimentos. A nossa ideia é focar na técnica e mostrar pra galera como se faz, possibilitando a geração de emprego e renda.”
A metodologia do projeto também é pautada na troca de experiências e no diálogo sobre as novas possibilidades de se fazer Cinema a partir de uma visão de mercado. “Os equipamentos utilizados no curso são os mesmos que os educadores usam para prestarem seus serviços profissionais no dia a dia. Dessa forma, queremos proporcionar uma vivência real para estes participantes, simulando a diária de filmagem como ela é”, complementa Alice Lira, coordenadora artística do projeto ao lado de Leomon.
O projeto é realizado em parceria com a Candiá Produções e conta com patrocínio da Neoenergia Brasília e do Instituto Neoenergia – Edital Transformando Energia em Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC-DF).
PROGRAMAÇÃO
Oficina de Maquinária e Elétrica – com Messias (DF)
Quando: 07, 08 e 09 de março
Horário: 9h às 14h
Local: Estúdio da AICON – SIA
Oficina de Som Direto – com Olívia Hernandez (CUB)
Quando: 14, 15 e 16 de março
Horário: 9h às 14h
Local: Jovem de Expressão – Ceilândia Norte
Oficina de Operação de Som – com Novinho (DF)
Quando: 21, 22 e 23 de março
Horário: 9h às 14h
Local: IFB Recanto das Emas
Oficina de Operação e Assistência de Câmera – com Bruna Chamelet (GO)
Quando: 27, 28 e 29 de março
Horário: 14h às 19h
Local: Espaço Cultural Renato Russo – Asa Sul
FACILITADORAS(ES)
Messias (DF)
Técnico e especialista em Maquinária e Elétrica, com 26 anos de carreira na área cinematográfica. É sócio-diretor na AICON – Ações Cinematográficas. É formado como maquinista, eletricista para cinema, operador de grua, operador de grua com cabeça eletrônica, operador de stead e assistente de câmera. Sua estreia ocorreu em 1997, quando atuou em um curta-metragem rodado em película e dirigido pela cineasta Betse de Paula. Trabalhou em diversas produtoras de Cinema e Publicidade em Brasília, participando de produções audiovisuais para grandes empresas e órgãos públicos. Atuou ainda em cinco campanhas presidenciais e cinco governamentais, além de operar maquinaria e elétrica em vídeo-clipes, DVDs, longas, curtas, séries e novelas de TV.
Olívia Hernandez (CUBA)
Desenhadora de Som e técnica de captação de Som Direto. Mestranda em Comunicação na UnB, formou-se em Audiovisual (Som) pela Facultad de Medios de Comunicación Audiovisual (ISA-Cuba) e em Som (desenho sonoro, som direto e mixagem) no curso regular EICTV de San Antonio de los Baños. Em 2015, foi uma das seis selecionadas na especialidade de Som para o Talents Guadalajara (Programa Berlinale Talents). Participou de diversas produções audiovisuais e de comissões de seleção e júri em festivais de cinema de várias regiões do Brasil. Foi premiada com a Melhor Edição de Som na Mostra Brasília do 51º e do 55º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, pelo curta “Riscados pela Memória” e pelo longa “O pastor e o guerrilheiro”.
Novinho (DF)
Aldemir Borges, mais conhecido como Novinho, é técnico em áudio com 30 anos de experiência em Sistemas de Som. É especialista em Sistemas de Áudio Digital, Sistemas Multifrequenciais em Rádio Frequência, Alinhamento de Sistemas e Medições Acústicas. É também diretor de palco e coordenador de infraestrutura. Atua em grandes festivais e eventos musicais no DF, entre eles destacam-se: Turnê Skol Rock, audições do The Voice Brasil, Feira Cultural de Ceilândia, Campeões do Repente e Tardezinha do Samba.
Bruna Chamelet (GO)
Graduanda em Cinema e Audiovisual na Universidade Estadual de Goiás, desde 2017 atua na área da Fotografia no cinema goiano independente, dedicando-se às funções de operação de câmera, 1ª e 2ª assistente de câmera e gerenciamento de mídia audiovisual. Acumula experiência com curtas, médias e longas-metragens, séries de tv, videoclipes, reality shows, videodanças, campanhas publicitárias, dvds musicais e outras experimentações. Se inseriu na área através do interesse pelo mídia ativismo e acredita que o Cinema deve ocupar cada vez mais espaços educativos e se fortalecer através de olhares e narrativas críticas.
SERVIÇO
Cinema é Ralação – Oficinas Técnicas e Profissionalizantes
Inscrições abertas!
Período de inscrição: até 3 de março
Onde se inscrever: www.cineseaudiovisual.com.br/oficinas/cinema-e-ralacao/
Período de aulas: 7 a 30 de março
Redes sociais: @cineseaudiovisual
Informações: cinemaeralacao@gmail.com
FICHA TÉCNICA
Produção executiva: Alice Lira e Leomon
Coordenação artística: Alice Lira e Leomon
Produção geral: Rayla Costa
Assistente de produção: Tassiana Rodrigues
Coordenação de comunicação: Valéria Amorim (Candiá Produções)
Assistente de comunicação: Clarícia Dallo
Assessoria de imprensa: Davi Mello e Keyane Dias (Pareia)
Consultora de acessibilidade para pessoas surdas: Amanda Bispo
Intérprete de Libras: Tatiana Elizabeth
Designer: Miguel Haru
Motion designer: Vini Moreira
Trilha sonora: Alisson Melo e Jorge Bittar ( zulim sounds)
Videomaker: Gabriela Daldegan
Operadores de câmera: Ricardo Palito e Juliana Almeida
Técnico de transmissão: Diego Sales
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